Visita de Estudo à Sala de Aula do Futuro

O dia 14 de janeiro foi passado em Setúbal na Sala de Aula do Futuro, sediada na Escola Secundária D. Manuel Martins, e na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, pertencente ao Instituto Politécnico de Setúbal.

A Sala de Aula do Futuro (SAF) é uma réplica do Future Classroom Lab (FCL) existente na European Schoolnet (EUN) que é uma organização sem fins lucrativos que envolve vários Ministérios da Educação europeus.

Esta sala divide-se em cinco zonas facilmente identificadas pelas cores que se encontram no chão: Apresentar (laranja), Investigar (roxo), Criar (verde), Colaborar (azul) e Desenvolver (vermelho). Esta disposição tem como objetivo facilitar o desenvolvimento do trabalho utilizando metodologias de inquiry-based learning, ou seja, aprendizagem baseada na investigação.

O trabalho proposto pelo professor Carlos Cunha aos alunos da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, 43 do 11º e 12º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, consistiu em elaborar uma proposta para um sistema de sensores (temperatura, som e distância) baseado em Arduíno. Os tópicos pesquisados foram os seguintes:

  • Introdução ao Arduíno: o que é e o que pode fazer;
  • Limites de utilização para os sensores solicitados;
  • Como se pode fazer a programação do sistema: linguagem, aplicações, etc.;
  • Custo envolvido para adquirir o sistema.

Obrigada à Escola Secundária D. Manuel Martins, em especial ao professor Carlos Cunha, que tão bem nos recebeu 🙂

Comentário

%d bloggers like this: