Treinar as competências de comunicação com Ted Talks

As competências de comunicação são uma das soft skills mais procuradas pelos recrutadores e ser detentor das mesmas implica, segundo Júlia de Sousa, ser capaz de comunicar de forma clara e eficaz, tanto verbalmente como por escrito; de transmitir e receber as mensagens de forma inequívoca ou até ser capaz de se adaptar a diferentes circunstâncias ou contextos e evitar ou resolver conflitos.

Assim, este ano letivo lancei a todos os meus alunos o desafio de selecionarem um TED Talk e fazerem uma apresentação à turma sobre o orador e o conteúdo do mesmo.

Para a realização desta atividade os alunos deveriam ter em conta as regras definidas pela professora, ou seja, a duração do TED Talk não deveria exceder os  10 minutos e a da apresentação deveria ter no mínimo 3 minutos.

Este desafio foi melhor aceite numas turmas do que noutras mas, naquelas onde quase todos os alunos selecionaram um TED Talk, durante o 1.º Período, notaram-se progressos na forma como apresentavam. Alguns erros mais comuns como, por exemplo, olhar para a tela em vez de para a audiência, persistem mas, pelo menos, neste momento, todos têm consciência dos mesmos e já tentam evitá-los.

Na turma 2TSI, 23 alunos fizeram a apresentação do seu TED Talk. Apesar de não ter a gravação de todas as apresentações elaborei um vídeo com as escolhas feitas pelos alunos que serviu também de pretexto para explorar o Animoto!

Comentário

%d bloggers like this: