Ainda não tapa a câmara do seu computador?
Certamente nunca pensou muito sobre este assunto e, se já o fez, provavelmente interrogou-se sobre a razão pela qual alguém utilizaria a câmara do seu computador para observar.
A verdade é que esta prática não só é possível como também é cada vez mais frequente. Quem o faz tem como objetivo usar as imagens recolhidas para lesar a pessoa expiada, recorrendo a práticas de chantagem e extorsão ou, simplesmente, violando a sua privacidade.
Já em 2013, um hacker disse à BBC que o custo para aceder a uma webcam é de apenas 1 dólar! Ele próprio tinha acesso a mais de 500 computadores naquele momento.
Existem duas razões principais para ser tão fácil aceder à câmara de um computador e quem diz computador, diz tablet ou telemóvel.
- Falhas de segurança na tecnologia
- Presença de malware no computador
Instalar as atualizações do software e do firmware do seu computador e adotar um comportamento responsável na utilização da Internet são hábitos que minimizam a probabilidade de ocorrência de vários problemas, mas, se quiser ter a certeza que não está a ser vigiado, convém utilizar também um tapa câmaras.
Confesso que não conhecia a existência deste “zingarelho” até ao dia do evento “Internet Segura 2019” promovido pela Microsoft. Todos os participantes receberam um, podendo, desta forma, substituir o post-it ou a fita-cola, até aí, utilizada para o mesmo efeito.
A Fnac e a Worten comercializam o tapa câmaras Targus Spy Guard em pacotes de 3 unidades garantindo, desta forma, que nenhum dos seus dispositivos eletrónicos com câmara fica desprotegido.
O mercado também oferece soluções mais geek. A HP e a Philips estão na linha da frente no que diz respeito a monitores com câmara retrátil mas, curiosamente, dão pouco destaque a este facto e, por vezes, nem quer o mencionam nas características do equipamento.